sábado, 8 de outubro de 2011

DECLAMANDO OS POEMAS

AOS MEUS QUERIDOS PUPILOS

Acabei de postar os poemas, e aproveitei para postar alguns textos sobre Rubinéia, fico aguardando os comentários de vocês. Em breve (espero) postarei as fotos do lançamento do livro. Beijos
Observação: Ser professora com alunos poetas -escritores muito me alegra.
Parabéns a todos.

O QUE SEI SOBRE RUBINÉIA

Rubinéia é uma cidade muito linda, tem praças, o rio Paraná é uma vegetação que encanta.
As ruas tem nomes de poetas, escritores e compositores. A cidade mais gostosa de morar.
A Rubinéia “velha” era também muito boa para morar, eu ouço os moradores antigos contar histórias sobre os fatos ocorridos. Dizem com saudades: cinema, hotel, praça da matriz, estação ferroviárias, as olarias...
Quando foram avisados que iria ser construída a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira e as águas subiram, por causa do represamento do rio Paraná e a cidade ficaria inundada, alagada, ficaram aborrecidos, por ter que derrubar o que já haviam construído.
Muitos foram para outras cidades, alguns preferiram ficar e recomeçar.
O político Osmar Novaes, disse que precisavam reconstruir a cidade, que não poderiam deixar de existir, riscar Rubinéia do mapa e por isso lutou para que fosse reerguida alguns metros acima da “velha” Rubinéia.
Aos poucos os moradores foram construindo suas casas, o prefeito se preocupando com os prédios públicos. Os religiosos colocaram o cruzeiro na praça e levantaram colocaram o cruzeiro na praça e levantaram a igreja católica.
A escola que então funcionava onde é hoje o Eco Pesca, foi construída onde funcionava o Programa Aquarela e hoje temos a escola estadual Rubens de Oliveira Camargo ao lado da prefeitura.
Em 1997, as aulas de primeira a quarta série, começaram na Escola Municipal, onde estudo.
Com o passar dos anos, Rubinéia vem sendo modificada e a cada dia melhora mais.
A cada história que ouço sobre a minha cidade, fico mais encantado.


BRENO H.

A CIDADE EM QUE MORO

Rubinéia é uma cidade que possui ruas com nomes de poetas escritores.
A Rubinéia “velha” também tinha as ruas com nomes de poetas, porque o senhor Osmar Novaes, baixou um decreto, quando ainda era prefeito.
A Rubinéia “velha” ficou submersa por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, mas antes as pessoas foram avisadas para se mudarem e derrubarem suas casas.
Algumas pessoas foram morar em outras cidades e tiveram aqueles que estamos hoje.
Antes em Rubinéia tinha desfiles nas comemorações de aniversário e vários estudantes participavam. Eu achei bem interessante ver as fotografias desses desfiles.
Este ano Rubinéia irá completar 60 anos. É uma cidade que está se desenvolvendo para o turismo, porque tem belezas naturais e é margeada pelo rio Paraná.
Os cidadãos rubineienses são hospitaleiros e gostam de morar em Rubinéia que é “Bonita por Natureza” tem fauna e flora que chama a atenção.
O rio Paraná contém vários peixes, o mais famoso é o tucunaré que veio do rio Amazonas e se adaptou muito bem aqui. Ele é servido nos restaurantes locais.
Quem mora perto do rio gosta de ver o por – do - sol e o seu reflexo na água, que nos lembra uma pintura do artista Monet: Sol Nascente.
Rubinéia para mim é o meu lugar, me sinto muito feliz por ser uma pequena cidadã rubineiense.


GIOVANA

UMA CIDADE QUE GUARDO NO CORAÇÃO

Rubinéia (velha com é chamada), era uma cidade bonita, mas a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira teve que ser construída e o rio Paraná foi enchendo pouco a pouco. As pessoas foram avisadas para saírem.
Então foram derrubando suas moradias, os comércios e os prédios públicos. Alguns moradores se mudaram para esse novo espaço, acreditando no prefeito. Osmar Novaes, que poderiam reconstruir e recomeçar suas vidas e uma nova cidade.
O nome Rubinéia é uma homenagem ao homem que loteou as terras, e da junção dos nomes Rubens e Néia (como ele chamava sua esposa) formou o nome da cidade.
Rubinéia “nova” continua tendo suas ruas com nomes de poetas escritores e compositores por causa de um decreto baixado por Osmar Novaes.
Os restaurantes oferecem a peixada, prato típico da cidade.
O slogan “Rubinéia bonita por natureza” faz jus, pois é uma cidade com belezas naturais, de fauna e flora riquíssimas e o grande rio Paraná compõem sua paisagem.
Ela fica bem no final do estado de São Paulo e na divisa do Estado de Mato Grosso do Sul.
Rubinéia tem 59 anos e tem mais de dois mil habitantes, é pequena e nova, mas muitas pessoas a escolhem para morar por ser tranqüila, sossegada e poder respirar ar puro é gratificante.
Antes na “velha” Rubinéia, tinha a estação ferroviária, agora temos a ponte Rodo ferroviária que liga os estados de São Paulo ao estado do Mato Grosso do Sul. Isso a deixou em grande destaque no Brasil.
Eu moro em Rubinéia, numa chácara situada no Bacuri. Venho todos os dias estudar na cidade e tenho muitos amigos. Conheço uma boa parte da história de Rubinéia.
É uma cidade aconchegante, gostosa e muito, mas muito tranqüila.
Uma cidade que tem os seus encantos, uma história riquíssima que já virou poemas, notícias e até saiu em livros.
Os seus moradores mais antigos vive de recordações e contam causos sobre a velha e a nova Rubinéia, nos deixando orgulhosos de sermos rubineienses, mesmo que de coração.


VINÍCIUS

CIDADE MARAVILHOSA

Eu moro em Rubinéia desde que nasci e gosto de viver aqui.
Rubinéia vai completar 60 anos, uma coisa que me chama a atenção é o fato de suas ruas terem nomes de poetas, graças ao ex-prefeito e morador Osmar Novaes que baixou um decreto.
Com a construção de Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, Rubinéia ficou submersa. Os moradores derrubaram suas casas, prédios públicos...teriam que se mudar, alguns moradores foram morar em outras cidades, os que aqui ficaram, formaram a “nova” Rubinéia.
Rubinéia teve esse nome por causa do Rubens de Oliveira Camargo que loteou as terras e sua esposa Nair.
Com a construção da estação ferroviários para trabalhar, abriu-se um bar que se chamava “Fecha Nunca”, aos poucos foi crescendo até virar o município de Rubinéia, que até então era Distrito de Santa Fé do Sul.
Rubinéia, “Bonita por Natureza”, tem belezas naturais, riquíssima em sua fauna e flora. Um lugar muito visitado pelos turistas, principalmente os que apreciam o turismo de pesca. O peixe que mais faz sucesso é o tucunaré. Um peixe brigador que oferece grandes emoções ao ser servido nos restaurantes locais.
Minha cidade é um lugar tranqüilo, gostoso de morar e hospitaleiro, para mim Rubinéia é a cidade maravilhosa no coração do Brasil.


NICOLE

RUBINÉIA E SUA LOCALIZAÇÃO

Rubinéia tem uma história linda, é uma cidadezinha pequena que sempre lutou e por causa da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira teve derrubada suas casas, sobrando apenas o alicerce e muitas recordações.
Rubinéia “velha” era simples, mas tinha tudo para crescer, era nova, final da linha da Estação Ferroviária que antes ia até Santa Fé do Sul.
Após o início das obras, da construção da Usina, Rubinéia passou a ter uma nova localização.
Após o início das obras, construção da Usina, Rubinéia passou a ter uma nova localização.
Agora, margeada pelo rio Paraná, onde se pode apreciar o por-do-sol, além de passar momentos de lazer em suas águas.
O rio Paraná é lindo demais e estamos num local privilegiado, o encontro desse rio com os rios Grande e Paranaíba acontece aqui.
Ao passar pela Ponte Rodo ferroviária podemos ver o marco zero, onde deságua as águas do rio Paraná nos rio Grande e Paranaíba.
A professora disse que assim como o Paraná tem as três fronteiras dos países: Brasil, Paraguai e Argentina: aqui tem Rubinéia, temos as três fronteiras de estados: São Paulo, Mato Grosso Sul e Minas Gerais.
Mesmo que em alguns mapas não localizo o meu município e muitas pessoas não ouviram falar, sei que é marcado por grandes acontecimentos e te a maior ponte, que liga um estado ao outro, trazendo enfim o progresso tão esperado.


AMANDA T.

PEQUENA CIDADE

O nome da minha cidade, originou-se do nome de Rubens e sua esposa Néia (Nair). Com a chegada do desenvolvimento, o trem chegou até Rubinéia (velha), mas pena que o progresso não parou por aí, veio também a necessidade de construir a Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira.
O Rio Paraná, foi represado, a Rubineia (velha ficaria submersa).
Todos tiveram que se mudar, muitos resolveram ir para outras cidades, alguns se mudaram um pouco mais acima, recomeçando uma nova história.
Era Rubinéia (nova) que estava recomeçando.
Tudo teve que ser reerguido do nada começaram a reconstrução, pouco a pouco, surgiram as casas, o comércio, prédios públicos...
Rubinéia, hoje está em pleno desenvolvimento é pequena, mas com grandes histórias e grandes pessoas.
É uma cidade típica do interior sempre pronta para receber quem a visita. Uma cidade tão tranqüila que muitos aposentados escolhem para passar os seus últimos dias de vida, apreciando sua beleza e aproveitando para viver a melhor idade, participando dos bailes, jogos e fazendo amigos.
Uma cidade perfeita para as crianças, que podem brincar livremente, ir e vir da escola, sem medo e sem preocupação.
Parabéns querida cidade, por sua existência e parabéns a todos os rubineienses.


ROVERAN

PARABÉNS RUBINÉIA

Rubinéia é uma cidade com potencial turístico, pois possui um belo por-do-sol, é uma cidade realmente “Bonita por Natureza”.
É a cidade dos poetas, que foi inundada por causa do represamento e construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
Uma cidade do interior, situada bem na divisa do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Um lugar que tem uma história riquíssima, que vai desde as mais curiosas, as mais trágicas.
Os moradores antigos, contam histórias e causos que me levam a voltar a Rubinéia “velha” e todos os envolvidos.
Uma cidade formada, talvez desde seu primeiro início por perseverança e insistência.
Se após o represamento do rio Paraná, não tivessem persistido na reconstrução da cidade, não haveria mais Rubinéia e eu não seria um rubineiense.
E as pessoas que haveriam nascido na velha Rubinéia, também deixariam de existir?
Graças aos políticos de outrora, isso não aconteceu. Não permitiram que Rubinéia fosse retirada do mapa e lhe deram uma segunda chance.
No mês de outubro Rubinéia estará completando 60 anos. Parece estar velha, mas é jovem em se comparando com outras cidades do Brasil.
É o momento de pararmos para refletir sobre toda a sua trajetória, relembrar das pessoas que muito colaboraram para a sua criação e crescimento.
Temos que enaltecer cada morador que por aqui passou, cada político, cada pessoa que direta ou indiretamente cooperaram e fizeram parte dessa história, de cada ano dessa cidade.
Parabéns Rubinéia, parabéns a todos os rubineienses, por cada dia, mês e ano.


MATHEUS RIAN

RUBINÉIA

Rubinéia, a cidade que eu moro, abençoada por Deus e bonita por natureza.
A minha cidade, minha querida cidade, onde nasci, estou vivendo a minha infância.
Um lugar gostoso de morar, onde posso brincar e me divertir sem me preocupar.
Se fosse para eu escolher uma cidade para morar, com certeza Rubinéia seria escolhida, pois é aqui que eu vivo, tudo me encanta.
Uma pequena cidade, sem violência, sossegada, onde conhecemos todos, onde todos se ajudam e são amigos.
Aqui inspiram poemas, poesias e todos podem morar em ruas com nomes de escritores famosos.
É fantástico morar na rua Graciliano Ramos, passar pela rua Cecília Meireles...
Realmente é a cidade que tem essa característica importantíssima, pois desde que nascemos, convivemos com o mundo encantado de poemas, embalados por uma poesia encantadora.


JOSI

Rubinéia, um pedacinho do Brasil

Tudo começou quando iniciaram a construção da Estação Ferroviária Presidente Vargas. Foram chegando pessoas, construindo suas casas ...
Era uma jovem cidade, com futuro promissor, quando decidiram construir a Usina Hidrelétrica na cidade de Ilha Solteira.
Todo o espaço da cidade seria alagado. Foi só tristeza, tantas lutas, esperanças...
Resolveram reconstruir Rubinéia, um pouco mais acima. Muitos acreditavam que seria possível recomeçar.
Rubinéia ressurgiu das águas, suas ruas ainda continua com nomes de poetas. É a cidade dos poetas!
Uma cidade submersa, que teve um povo lutador, cheio de esperanças que não desistiram, reconstruíram suas casas, o comércio, prédios públicos...
Mesmo passando por muitos problemas, desafios...Rubinéia resistiu, pois um político o senhor Osmar Novaes colaborou para o seu reinício.
O meu avó Juraci Dias também foi um dos políticos que participou do desenvolvimento de Rubinéia.
Este ano, Rubinéia estará completando 60 anos. São 60 anos de glórias, histórias, contadas e vividas por pessoas simples, políticos ou não.
Para mim, morar nesse pedacinho do Brasil é desfrutar do que há de melhor.
Poder ouvir as histórias contadas por moradores antigos, ler livros e conhecer um pouco da minha cidade, me fez ver o quanto moro em um lugar especial, marcado por alegrias, tristezas, sofrimento e perseverança.
Espero sempre morar aqui, para que no futuro meus filhos possam sentir o mesmo orgulho que sento em ser rubineiense.


MARIA RITA

Rubinéia, marcada pelo progresso

A história dessa cidade começa quando a Estação Ferroviária Presidente Vargas é construída. Dando assim o início de sua história. O nome veio como forma de homenagem Rubens e sua esposa Néia, dando origem a Rubinéia.
Rubens foi o responsável pelos loteamentos onde foram construídas as casas dos ferroviários e depois dos outros moradores que aqui vieram.
A antiga Rubinéia era uma ótima cidade, vi nas fotografias que mesmo sem asfalto, era promissora.
Até que um problema apareceu, mas não era um problema qualquer, era o progresso chegando, a construção da Usina Hidrelétrica da Ilha Solteira que causou um grande transtorno para Rubinéia.
Os engenheiros avisaram que era necessário que os moradores abandonassem suas casas e partissem, pois era o fim da cidade.
Alguns acreditaram e partiram, outros decidiram ficar e seguir um profeta conhecido como Aparecidão. Ele usava roupas da cor do exército e cabelos e barbas compridos, dizia que Deus não permitiria que a água tomasse conta daquele lugar. Ele foi preso, tido como louco, juntamente com outros seguradores.
O rio pouco a pouco subia, tomado o espaço que antes era uma cidade promissora.
Então a cidade ficou submersa, a cidade onde o senhor Osmar Novaes (ex-prefeito) decretou que todas as ruas tivessem nomes de poetas escritores.
A água levou o esforço, a esperança das famílias, só restando alicerces, objetos jogados, ficando lembranças de momentos vividos.
Osmar Novaes não se conformou com o fim da cidade, brigou junto a políticos influentes, ganhando o direito de reconstruir a Nova Rubinéia, um pouco mais acima.
Desmarcaram o local e reiniciaram as construções na nova Rubinéia. Foi surgindo igrejas, posto de saúde, comércio, lojas, escola e as casas. Hoje suas ruas são asfaltadas, possui saneamento básico e belas praças.
Uma cidade formada por um povo trabalhador, que está se preparando o almejado ser Estância Turística, uma cidade amada por todos.

ISABELLY

ESMERALDA MEU JARDIM

Esmeralda é bela
Eu gosto dela
Porque nasci nela.

É espaçosa,
Embora seja pequena,
E muito silenciosa.

Minha Esmeralda é maravilhosa
Para mim é como uma rosa,
Sem espinhos.
Seu jardim é o meu coração
O adubo é a minha paixão.


Gustavo Henrique dos Santos

ESMERALDA, SIMPLESMENTE ESMERALDA

Minha doce Esmeralda
Para mim é como uma flor
Tão bonita quanto um beija-flor.

Esmeralda, simplesmente Esmeralda
De onde emana o calor
Fazendo-nos sentir muito amor.

Esmeralda, esse sim é o meu lugar
Onde gosto de estar
O meu querido lar.

Willian José de Brito de Oliveira

UM LUGAR BOM PARA MORAR

Esmeralda é pequena
E muito formosa
Um lugar pleno
E muito gostosa.

É tão sossegada
Que posso ficar sem fazer nada
Ou jogar bola
Passando a hora
Com meus amigos perto da escola.

As crianças daqui
São livres para brincar
Sem se preocupar
Com o dia a passar.
Por isso eu acho um lugar bom
Para se morar.




Vinícius Soares da Silva

ESMERALDA O LUGAR ONDE NASCI

Esmeralda é muito bela
Uma vila singela
Tem muitos encantos que jorra beleza
Todas vindas da natureza.

Minha cidade é como canção
Sempre tem uma emoção
Com visitas de turistas
Deixando saudades infinitas.

Ela tem muitas árvores e flores
Com diversas cores.
Minha cidade é muito especial
É onde nasci e quero crescer
E dela nunca esquecer.

Emmanuel C. de Souza

ESMERALDA PURA POESIA

Esmeralda é linda e faceira
É muito hospitaleira.
Lugar de muitas árvores e flores,
Onde se encontra muitos amores.

O sol da tarde brilha como ouro,
E a lua a noite é um tesouro.

Em Esmeralda é pura poesia
A cada dia.
A paisagem incendeia nosso olhar
E nos leva a admirar
O nosso lugar.

Amanda Moreira Rodrigues

ESMERALDA

Suas ruas têm nomes de fundadores,
Pessoas respeitáveis
Memoráveis.

Sua população
Tem grande coração
E todos a amam de paixão.

É o lugar que me alegra.
E sempre me enleva
Por isso nela quero sempre morar
Porque é exemplar.


Vitória Santana de Sá da Conceição

ESMERALDA, O MEU LAR

Esmeralda é pequena
Assim como um brilhante.
Lá o sol brilha a todo instante
E está sempre radiante.

Para mim é bela
E eu gosto muito dela.
É simples, bucólica
Não me importa.

É uma pedra preciosa
Muito valiosa
O meu lar
Onde sempre vou estar.

Amanda Augusto de Paula.

UM PEDACINHO DE RUBINÉIA

Moro em Esmeralda,
Um pedacinho de Rubinéia.
Um lugar singelo
Talvez o mais belo.

É chamado de Distrito de Esmeralda
Mas para mim não importa,
Pois é como uma joia,
Irradia o seu brilho
Com grande alegria.

O meu lugar favorito
É a prainha
Adoro ir lá para nadar
Lugar assim
Você não vai encontrar.

João Henrique Gonçalves da Costa

RUBINÉIA DE MARIAS, JOSÉS E JOÃO

Rubinéia, uma pequena cidade
Onde as tardes, são serenas
E se ouve ao longe o cantar
Dos pássaros a anunciar
Sua beleza tão plena.

O sol parece envaidecido
Todas as tardes a beijar
As águas claras do rio Paraná,
Provando a si mesmo
Que melhor lugar não há.

Uma cidade de Marias, Josés e João
Pessoas simples perseverantes
Formando a população
Cada qual tem um causo, um fato
Para contar em um ato.

Josiane Rodrigues Viana & Juliana Áreas Schiavinato

RUBINÉIA INCOMPARÁVEL

Onde moro posso encontrar
Águas, brisa e luar
Belezas naturais
E um povo cheio de ideais.

Quando estou a passear
Posso sentir no ar
A beleza desse lugar
E me pego a apreciar.

Tudo é primoroso,
O cantar majestoso
Dos pássaros a gorjear
Que ficam a pairar
Sem sair do lugar.


Rubinéia cidade especial
Um lugar admirável,
Sensacional,
Eu descreveria incomparável!

Letícia Monithieli Teixeira Gentil

RUBINÉIA, CIDADE QUE FASCINA

Rubinéia velha
A cidade submersa
Rubinéia nova
É essa.

Cidade cheia de histórias
E grandes vitórias.

Cidade que fascina
Que nos ensina
A ser cidadão
Mesmo que de coração.

Cidade ansiada
A minha favorita
Eleita a mais bonita
E a mais amada.

Breno Henrique Castro Pastrello

CIDADE TRANQUILA

A cidade onde moro,
É muito sossegada.
As pessoas podem sair
Para passear,
E conversar.

Sem preocupação,
Ou inquietação.
Na praça lanchar,
Ir a igreja rezar.

Sentar na calçada,
Brincar na enxurrada,
Jogar uma pelada,
E ouvir o sino a soar.


Matheus Guilherme da S. Mendes

RUBINÉIA, TERRA DO SOL

Rubinéia
A terra do sol.
Onde é verão
Não importa a estação.

São 60 anos de idade
Dessa pequena cidade.
Com um povo de coragem
Às margens do rio Paraná
Como uma verdadeira miragem.

Rangel Martins

RUBINÉIA VOCÊ VAI SE ENCANTAR

Rubinéia tem poesia,
Tem belezas naturais.
Pessoas com ideais
E muita sabedoria.

Tem potencial turístico,
Muitas coisas para ver
Uma história para conhecer.
Nunca duvide disso.

É só vir nos visitar
E você vai se encantar
Com as coisas do lugar
Que vão te arrebatar!

Giovana Zerbinati Olivo

RUBINÉIA, CIDADE QUE ENCANTA

Rubinéia é uma cidade
Que atrai muitas pessoas
Onde reina a paz
E muita tranquilidade.

Cidade das poesias,
Cheia de histórias,
Momentos de glórias
E grandes alegrias.

Onde passeio
Sem receio
Em puro devaneio.

Cidade que encanta
A cada amanhecer
Embalando cada ser,
Ao entardecer.

Vinícius Eduardo T. Campanelli

MORAR EM RUBINÉIA

Morar em Rubinéia
É bom, um espaço pequeno
Um lugar sossegado
Eu diria que até meio parado.

Gosto do rio Paraná,
Um lugar bom para pescar.
Que parece emoldurar
A minha cidade.

Viver em Rubinéia
É sentir no coração,
Todos os dias
Uma grande emoção.


Mayron Moreira Áreas da Silva

RUBINÉIA, PRINCESA ENCANTADA

Rubinéia, uma pequena cidade
Que para mim,
Não importa a sua idade.

É uma princesa encantada
Que mesmo tendo sido inundada
Ressurgiu das águas, majestosa.
E é maravilhosa!

Uma cidade sossegada,
Sem violência, sem correria
Onde posso brincar
E viver com alegria.

Leonardo Rodrigues de Lima & Professora Neuza Garcia Ribeiro Lodete

RUBINÉIA, MEU PARAÍSO

Rubinéia é uma das cidades
Mais bonitas do interior.
Tem o rio Paraná perto do nosso lar.
E a brisa ao nosso favor.

Às vezes faz muito calor,
Às vezes está muito frio.
O que realmente importa
É o clima de amor.

As belezas dessa terra
Simplesmente nos encerra.
Me encanto com isso
Rubinéia, meu paraíso!

Gabriel Fernandes Couto

RUBINÉIA E SUAS HISTÓRIAS

Ouço muitas histórias,
Repleta de glórias.
Rubinéia inspiração,
De grandes compositores.
E por que não dizer escritores?

Virou notícias,
Em revistas.
Inspirou poetas.
E saiu em jornais.

Dizem que Rubinéia
Inspirou Janete Clair
Ao escrever
A novela Fogo sobre a terra,
Onde a cidade era Divinéia.

Teve até uma figura...
O seu nome?
Aparecidão.
Um benzedor,
Que montou o exército divino,
E com oração
Se recusou a sair
De onde as águas iam subir.

Não aceitava o progresso
E por isso foi preso
E tido como louco,
Hoje lembrado por poucos.



Élson Mauro de O. Delmondes & Professora Neuza Garcia Ribeiro Lodete
Ruas que inspiram poesias
Um sol radioso que nos traz alegria.
Bonita por natureza de
Incomparável beleza.
Nova ou velha
É imensa sua história
Importante, seja qual for a sua idade
Adorada cidade!


Nicole de Oliveira Buzuti

RUBINÉIA, NOSSO LAR

Rubinéia, onde vivemos,
Onde estudamos
E aprendemos.

Rubinéia é nossa cidade
Uma comunidade.
Para qualquer idade,
Viver repleta de felicidade.

É o seu, o meu, o nosso lar.
Um verdadeiro lugar,
Um cantinho, para apreciar,
E para sempre morar.


Murilo Bomfim Marchezini

CIDADEZINHA

Rubinéia
É o meu lugar
Porque aqui
Vim morar.

Aqui vou estudar
E ser um menino
Muito bom
E exemplar.


Cidadezinha
Pequenininha,
Aconchegante
E muito importante.

Pedro Henrique de Souza

RUBINÉIA LINDA SEMPRE SERÁ

Rubinéia velha, não
Rubinéia nova, sim
Uma cidade que mudou
Porque teve um breve fim.

Rubinéia, gostosa para morar,
Um lugar aconchegante
Rubinéia linda sempre será
E nunca irá se acabar.

Bruno Henrique Pereira Camilo

MEU CANTINHO NO MUNDO

Minha cidade querida
Coisa mais linda não há
Abençoada por Deus,
Ás margens do rio Paraná.

Em cada rua um poeta
E há poesia em cada esquina.
Em meus passeios de bicicleta
A ser feliz tu me ensinas.

Cresço abrigado em seus braços
Escrevo em ti minha história
Um dia serei grande homem
E te trarei na memória.

Do jogo na rua, da bola
Da pipa solta no céu
Dos amigos, professores, escola,
Lápis, brincadeiras, papel...

Parabéns Rubinéia amada
Pelos teus 60 anos
Deste teu menino:
Rubinéia: Eu te amo!

Daniel Sebastião Galves G. Oliveira

MEU AMOR POR RUBINÉIA

Eu nasci em Rubinéia,
Cidade que é só calmaria,
Tão boa para se viver
Que aqui pretendo morrer.
Te amo, Rubinéia
Cidade maravilhosa
Com suas ruas formosas
Com seu sol aconchegante
E alegria vivificante!
Um dia terei que partir
Viver em outro lugar
Mas com saudades
Irei ficar.
Poderei até Rubinéia deixar
Mas dela nunca me esquecerei!

Fabiano Marcelino Justi Laranja

RUBINÉIA, UM CENÁRIO ARREBATADOR

Uma cidade tropical,
Com uma beleza sem igual.
De pessoas cordiais
E muito especiais.

Um cenário arrebatador
Onde o sol medita
Nas águas nítidas
Provocando calor.

Encadeando a cada dia
Um belo entardecer
A espera do amanhecer
E novas alegrias.


Matheus Rian S. Guerra

RUBINÉIA, CIDADE DE VALOR

Rubinéia, cidade de valor.
Cidade preciosa,
Gostosa,
Repleta de calor.

De Rubinéia não saio não,
Aqui é o meu lugar.
Essa é a cidade do meu coração.

É uma cidade,
Com uma população,
Nobre, simpática,
Com muita educação.

Cidade amável,
Muito adorável.
Com uma linda história,
Repleta de glória.



Isabelly Crystiny Barbosa Gonçalves

GOSTO DE VIVER AQUI

Rubinéia é o meu lar,
Onde moro com minha família,
Repleto de alegria.

Um lugar
Sossegado,
Gostoso para brincar.

Meu espaço preferido
Para brincar com meus amigos,
É o campo de futebol,
Onde mesmo com sol,
Sentimo-nos protegido.

Gosto de viver aqui
Livre como um pássaro
A voar daqui para ali.
E a cada oportunidade,
Descobrir a minha cidade.


Breno Inocêncio de Oliveira

ADIVINHE ONDE MORO?

Ela é pequena,
Gostosa de morar.
Ela abriga uma história
Riquíssima e peculiar.

Quer tentar adivinhar?
De que cidade, quero falar?

Para mim, ela é tudo,
Nela escolhi morar.
É muito segura,
É o meu lar.

Se já faz ideia,
De qual cidade eu falo,
Você é muito esperto,
Isso mesmo é Rubinéia.


Ane Caroline Felix dos Santos

UMA CIDADE SEM IGUAL

Rubinéia está em meu coração,
Sua história desperta emoção.
Uma cidade,
Onde reina a felicidade!

Uma cidade ideal,
Que tem seu próprio jornal.
Com uma história sem igual,
E um povo fenomenal!

Amanda Toledo

EU AMO RUBINÉIA

Eu moro em Rubinéia,
Gosto de viver aqui,
Onde sou muito feliz,
E de onde não quero sair.

Tem lugar para brincar,
E estudar.
É uma pequena cidade,
tranquila pra passear.

Gosto de Rubinéia,
Onde sempre vou morar,
Jamais vou me mudar,
A cidade que escolhi para amar.

Daniel Roveran

O PROGRESSO

Moro em Rubinéia,
Que está crescendo,
Se desenvolvendo.
Todos ajudando,
E colaborando.

O progresso chegando,
E o povo aceitando.
Porque vai facilitar
A vida de quem aqui morar.

Antes tinha a estação,
Aonde o trem chegava.
E agora tem uma nova construção,
A ponte rodoferroviária!

É uma cidade marcada,
Pelo progresso.
E aplaudida
Pela população.

Amanda Caroline C. Malost

NÃO IMPORTA SUA IDADE, É A MINHA CIDADE

Uma cidade pequena,
Onde ouço os pássaros a cantar,
O sino a soar,
E as pessoas a falar.

Aqui, todos se conhecem.
Ninguém daqui se esquece,
Sempre quer voltar.

Os recados são dados,
No alto falante da igreja,
Todos os dias,
Depois da Ave- Maria.

Essa cidade é Rubinéia
Para mim não interessa,
Se velha ou nova,
Não importa sua idade,
Será sempre minha cidade.

Laira de Oliveira Solfa

RUBINÉIA?! ONDE FICA?

Rubinéia?! Onde fica?
Rubinéia ‘velha’, já era.
E a ‘nova’, se localiza,
Ás margens do rio Paraná!

Uma cidade que para mim,
É consagrada.
Teve seu início, seu fim,
Seu recomeço, que muito me agrada.

Pedro Henrique M. Ramos

UM LUGAR BOM PARA SE VIVER

Rubinéia, um bom lugar para se viver
É a cidade onde moro
Tem várias coisas para se aprender.

Paisagens maravilhosas para se ver
Com um belo trevo.
Um lugar que não vou esquecer.

De história fácil para se entender
Que todos podem compreender
E podem conhecer
Onde em paz se pode conviver.


Gustavo Gomes de O. Jeronimo

RUBINÉIA, SEMPRE VAI BRILHAR!

Rubinéia, bonita por natureza,
Pois aqui tem muita beleza,
Pessoas especiais
E paisagens naturais.

Se aqui visitar,
Sempre vai querer voltar.
Porque é um lindo lugar,
De se ficar.

Um dia foi velha,
Mas hoje é bela.
Uma, conseguiram afundar,
Mas a nova Rubinéia,
Sempre irá brilhar!

Filipe Brasil Gonçalves

RUBINÉIA, UMA NOVA HISTÓRIA

Rubinéia, penso em você de dia,
Penso em você a tarde,
Penso em você a noite...
Minha bela cidade!

Você está em nosso coração
Porque é o orgulho da população.

Eu adoro essa cidadezinha
Que surgiu de uma vila
Em torno da estação
Que trazia o progresso
Com a chegada de novos cidadãos.

Teve seu fim marcado
Pela construção
De uma Usina Hidrelétrica,
E seu recomeço
A partir da persistência
Dos políticos de outrora,
Que sem demora
Recomeçaram uma nova história.

Gabrieli Crislen da Silva

RUBINÉIA, SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO!

Rubinéia é meu lugar,
Rubinéia é minha vida!
Tudo o que sei e aprendi,
Foi aqui.

De população humilde,
Belezas naturais,
Uma calorosa cidade,
Que virou realidade.

Tudo começou,
Quando a cidade afundou.
Submersa ela ficou,
Mas continuou.

Uma nova cidade,
Surgiu ao longo do tempo.
Agora Rubinéia fará
Seu sexagésimo aniversário!


Quero comemorar.
E te convidar,
Para aplaudir,
Quem aqui morar.

Maria Rita Françoso Dias

INTRODUÇÃO DO LIVRO DE POEMAS

Capa: Filipe Brasil Gonçalves
Pedro Henrique M. Ramos
Gabriel Fernandes Couto



Idealização e Organização:
Professora Neuza Garcia Ribeiro Lodete


Participação:
Professora: Neuza Garcia Ribeiro Lodete
Professora: Taise Regina Salis
Alunos dos quintos anos A, B , C (2011)
Alunos do quinto ano A (2010)


Apoio:
Equipe gestora
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Prefeitura Municipal de Rubinéia

Revisão:
Maria Aparecida Ribeiro

DEDICATÓRIA
Este livro é resultado de um esforço cooperativo e interativo, por isso dedicamos a todos que colaboraram, para que enfim pudesse se concretizar.

Dedicamos a cada morador de Rubinéia, durante esses 60 anos e também a todos aqueles que participaram e fizeram a sua história.

Em especial aos membros da Sociedade dos Poetas, que nos inspiraram a realizar essa coletânea de poemas sobre Rubinéia, com o Livro: Nascem os Poetas (2005).

PREFÁCIO

Desenvolver esse projeto, voltado aos 60 anos de Rubinéia, por meio de poesias, onde os alunos são os poetas- escritores, nos remete ao convite de José Paulo Paes, em uma de suas obras: ‘Vamos brincar de poesia?”O escritor afirma que ‘Poesia é... brincar com as palavras... ’, ‘Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam...’
Foi exatamente assim que ocorreu em várias aulas de leitura e produção de texto, um verdadeiro convite a imaginação, a escrita de poemas, dos quais resultou esse pequeno livro de poesias.
Após estimular os alunos contando histórias de Rubinéia, sua fundação, pequenos causos, explorando ao máximo cada fato ocorrido, as crianças puderam soltar a imaginação e aceitar o convite de José Paulo Paes, brincar com as palavras, sem medo de gastá-las. O resultado, essa coletânea de poemas, realizado por 60 alunos, cada um simbolizando um ano de Rubinéia... Cada um com sua individualidade e importância se dedicou as escritas, reescritas e correções com afinco, deixo um recado para cada um de vocês, alunos dos quintos anos ‘ sempre que nos envolvemos com o coração em algum projeto ele se faz realidade’.
E assim, convidamos você leitor, a apreciar esses versos e conhecer um pouco da história dessa pequena cidade dos poetas, pelos olhares simples e poéticos de nossas crianças.


Rubinéia, Primavera de 2011.


Professora Neuza Garcia Ribeiro Lodete



AGRADECIMENTOS

Agradecemos, inicialmente, a nossos alunos-poetas pela oportunidade de trabalharmos e aprendermos juntos e por suas valiosas e inspiradoras contribuições como autores dos poemas deste livro.

Consideramos essencial agradecer, a quem acreditou nesse projeto quando este era apenas uma ideia, especialmente a diretora Fabiani e a vice-diretora Alessandra, grandes incentivadoras. Sua confiança foi fundamental para a concretização deste trabalho.

Este agradecimento se estende, também, a todos os demais professores da escola municipal e coordenação que, de diferentes formas, colaboraram no decorrer da vida escolar de cada aluno que participou deste projeto.


Expressamos nossos agradecimentos a todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização deste livro. Queríamos destacar, em particular, o apoio e participação dos pais.

Nossos agradecimentos a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Helena Maria Pelaio de Lima, pelo apoio e colaboração, não só na realização deste projeto, mas sempre.

Somos gratos também a Administração 2009/2012 que viabilizou a publicação deste livro.

A Sociedade dos Poetas, de Rubinéia, fonte de inspiração dos nossos poemas, nosso muito obrigado.

Á cidade de Rubinéia, pelos seus 60 anos, agradecemos, profundamente, e dedicamos o resultado do nosso trabalho.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

No dia 5 de outubro, tivemos a felicidade de lançar um livro, mas não é um livro qualquer, é uma coletânea de poemas sobre a nossa cidade: Rubinéia.
Cidade essa que completou 60 anos no dia 03 de outubro e para homenagear cada cidadão que fez e faz parte de sua história, os alunos dos quintos anos A,B, C de 2011 e os alunos do quinto ano A de 2010 escreveram os poemas que totalizaram 60, tal qual a idade de Rubinéia.
E é por isso que deixo aqui os meus agradecimentos especiais aqueles que de alguma forma colaboraram para que esse livro pudesse ser lançado. Em especial a administração 2009/ 2012, nas pessoas do Aparecido Goulart e Ivo de Jesus Rodrigues (Prefeito e Vice- Prefeito), a Secretaria Municipal de Educação e a equipe gestora da escola municipal EMEIEF Profª Cleide Luiza Cabrini Goiz.
Não poderia deixar de agradecer ao digníssimo Doutor Alcides Silva um amante da poesia e um cidadão conhecer da história do meu municipio pela sua inestimavel presença, nessa data tão importante.

MEMÓRIAS DA CIDADE

2ª EXPOSIÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DE RUBINÉIA

Através desta Exposição Histórico-Cultural, a Educação de Rubinéia convida o espectador a percorrer nossas ruas descortinando, em cada esquina, em cada quadra, as histórias e memórias que povoam as lembranças ali encerradas.
E, ao redescobrir nossa cidade, o visitante deve reencontrar a si mesmo, o lugar que ocupa em nossas ruas e, também, em nossa História.


“Ninguém preserva aquilo que não ama, ninguém ama aquilo que não conhece”
(Walter Benjamin)

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA NOSSA QUERIDA RUBINÉIA

PROGRAMAÇÃO
02/10 – Show com Dani e Danilo na Praça Osmar Novaes a partir das 22:00 h
Patrocínio Secretaria do Estado da Cultura/ Realização Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação e Cultura

EXPOSIÇÃO NO CENTRO COMUNITÁRIO DE RUBINÉIA

Dias: 05/10/2011 (8h às 15h ) e 06/10/2011 (8h às 12h )

 Rubinéia, pelo olhar da criança. (1º A/B/C)
 Rubinéia: Bonita por Natureza.II (3º A/B)
 Poetas e escritores, um nome em cada rua. (2º A)
 A nova Rubinéia, o novo instante! (4º A/B)
 Saudosismo: O memorável futebol de Rubinéia.
 Galeria dos alunos: Arte na escola.
 Maquetes: Economia e Arquitetura de Rubinéia. (4º A/B)
 Rubinéia: Bonita por Natureza!I (Mat I A/B/C)
 Tesouros de Rubinéia! Rubinéia meu paraíso! ( Mat II A/B)
 Gotas da nossa História. ( Pré I A)
 Aprendendo com a Poesia. ( Pré I B)
 Rubinéia: Natureza Viva! ( Pré II A)
 Sou pequeno, é verdade, mas meu mundo é bem maior! ( Pré II B)
 Story board – Rubinéia ( 1º e 2º EM - ROC)
 60 anos de Rubinéia (ROC)
 Tesouros de Rubinéia: Museu Histórico Cultural Nazareth dos Reis.
 60 telhas cobrindo a História de Rubinéia.


APRESENTAÇÕES:

Dia: 06/10/2011 (8h às 12h )

MÚSICAS:
• Parabéns Rubinéia – Instrumentos de percussão (8ª série - ROC)
• Paródias: Inundaram a cidade (5º A)
• Rubinéia renasceu (5º B)
• Pra ser feliz (3º A/B)
• Lugar onde nasci (8ª série – ROC)

DANÇAS:
• Pot-Pourri: Evolução dos meios de transportes em Rubinéia (5º A/B)
• Folclóricas: Cana verde (5º e 3º; Marinheiro só; Folia de Santos Reis (5º B)

LEITURAS: Consagração a Rubinéia

5/10- as 19:30 horas na Pousada Eco Pesca LANÇAMENTO DO LIVRO – RUBINÉIA 60 ANOS 60 POEMAS 9escrito pelos alunos do quinto ano da escola municipal)

ENFIM A PUBLICAÇÃO DO LIVRO: RUBINÉIA 60 ANOS/ 60 POEMAS

Demorei para postar, pois estava muito envolvida com o processo de elaboração e edição do livro de Poemas de vocês.
Aqui está o desenho que foi para a capa do livro. Parabéns ao Filipe, Gabriel e Pedro, ficou demais.