segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lagoa das Guaraíras

Conta a lenda que um indígena da aldeia de Guaraíra, em momento de muita loucura, esqueceu dos castigos que recebia e
assassinou uma criança e comeu .
A aldeia e os parentes daquela criança reagiram rápido. A família da pequena vítima queria que tomassem providências para terminar com as tradições da aldeia, que recomeçara, ameaçando os brancos da cultura europeia .
O superior da missão não pode omitir na circunstância, e sem usar a violência, seguindo as normas da aldeia adotada nos meados da catequese dos discípulos de um santo chamado Santo Inácio . Exigiram do tal índio, cheio das carnes daquela, pequena
vitima que, ficasse dentro da água até que o chamassem .
Lá, ficou o índio, mas quando os outros índios foram procurar ninguém o achou .
No mesmo instante começou aparecer um peixe boi naquela
pequena lagoa .Na noite seguinte ouvia, subindo nas águas salgadas da pequena lagoa, um gemido muito estranho e assustador que tremia toda água .
Aquela punição duraria anos .Os pescadores iam na lagoa pescar e iam embora com as redes secas e sem nenhum peixe. Antes dos pescadores lançarem as redes o peixe-boi passava rio abaixo e subia com o gemido assustador e horripilante, como se o índio estivesse se afogando. Os gemidos eram angustiantes de dar muito medo em qualquer um, sempre nas noites de luar.
E quando a lua se erguia, via-se no reflexo da lua o peixe boi vagando.
O pior era a incerteza. O peixe-boi que aparecia todas as noites está lá no Borquei. Outro, no rio das Capivaras. Na Barra do Tibau, em especial, os urros vinham aos ouvidos tremendamente horríveis, pavorosos e horripilante. Singular destino dessa lagoa .Quando menos se espera o mar devolve para a terra .Depois do retorno. Tudo é um mistério muito grande .Em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, na Lagoa das Guaraíras.


Reescrita de lenda
Giovana Z. Olivo. 5ºanoB♥

2 comentários: