O negrinho do pastoreiro
Conta a lenda que no tempo dos escravos um estancieiro malvado levava todas as desobediências de seus escravos no relho, naquela época era tudo um fim de mundo e o estancieiro fazia o que ele queria.
O estancieiro tinha muitos escravos entre os escravos havia um negrinho, que era encarregado
de pastorear alguns animais, coisa que era muito comum naquele tempo .
Pois de um feito,o coitado do negrinho que já era um dos mais judiados pelo estancieiro, perdeu os animais e apanhou tanto por isso.
Depois saiu a procura dos animais perdidos anoitecendo o negrinho pegou um toquinho de vela e uns avios de fogo com fumo e saiu campeando .
O toquinho acabou e o dia veio chegando e ele teve que voltar a estancia .
Então, ele foi colocado de novo no palanque apanhou tanto que morreu ou parecia ter morrido .Antes do estancieiro ir embora mandou abrir a panela de um formigueiro e mandou atirar dentro de qualquer jeito o pequeno corpo do negrinho banhado em sangue .
No outro dia de manhã o estancieiro foi com os escravos ver o formigueiro
Quando abriram a tampa do formigueiro o estancieiro ficou assustado ao ver o negrinho , que estava la de pé com a pele lisa sem nenhuma mancha das chicoteadas. Ao lado dele estava Virgem Nossa Senhora e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro pediu desculpas ao negrinho, que nada respondeu.
O estancieiro apenas beijou a mão da Santa. O negrinho montou no baio e saiu com os outros cavalos desde então, o negrinho do pastoreiro ficou sendo chamado para ajudar a achar coisas perdidas. E não cobra muito .É só acender um toquinho de vela, ou atirar num canto qualquer naco de fumo.
Reescrita de lenda
aluno vinicius 5 ano B
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário