domingo, 7 de agosto de 2011

ESPORTE- FUTEBOL



LUIZÃO: FILHO ILUSTRE DE RUBINEIA





Luiz Carlos Bombonato Goulart, o Luizão, (Rubinéia, 14 de novembro de 1975), é um futebolista brasileiro, atacante que no Guarani, Palmeiras, Vasco, Corinthians, Botafogo, São Paulo e Flamengo.
Luizão também foi jogador da Seleção Brasileira, tendo, inclusive, participado da conquista do pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002.
Carreira
Luizão surgiu nas categorias de base do Guarani, em 1991. Estreou como profissional, em outubro de 1992, numa partida em que Santos e Guarani empataram por 1x1. Logo em seguida, porém, acabou sendo emprestado ao Paraná.
Conquistou o Campeonato Paranaense, em 1993, sendo que este foi o primeiro, dos muitos títulos, que ainda viriam pela frente. Depois disso, retornou ao Guarani, em 1994, aonde permaneceu até o final do ano seguinte.
Contratado pelo Palmeiras, Luizão sagrou-se campeão paulista de 1996, quando integrou o ataque daquela histórica equipe palmeirense, que em 30 jogos disputados, terminou o campeonato com mais de 100 gols anotados e apenas uma derrota.
Em 1997, deixou o Palmeiras e foi jogar no exterior, aonde passou a defender o La Coruña, da Espanha. Por lá, Luizão conseguiu conquistar somente o título do Troféu Teresa Herrera.
De volta ao Brasil, Luizão vestiu a camisa de outro grande clube brasileiro, o Vasco da Gama. Conquistou o Campeonato Carioca de 1998 e, ainda naquele mesmo ano, conseguiu sua maior vitória até então, quando o Vasco sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América.
Transferiu-se para o Corinthians, no início de 1999, sendo que, logo de cara, acabou sagrando-se, tanto campeão paulista, como campeão brasileiro. Em 2000, portanto, um ano mais tarde, conquistou o primeiro Mundial de Clubes da FIFA, realizado no Brasil.
Ainda no ano 2000, marcou 14 gols, durante a Libertadores da América, tornando-se o artilheiro com maior número de gols feitos, em uma única edição desta competição.
A fase de Luizão no Corinthians foi tão boa, que o atacante foi convocado para a última partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Naquele jogo, contra a Venezuela, o Brasil precisava da vitória, para se classificar para o Mundial. Não decepcionando a torcida, Luizão marcou os dois primeiros gols da vitória brasileira, por 3x0, garantindo o Brasil, e a ele próprio, na Copa do Mundo.
Antes de deixar o Corinthians, em 2002, Luizão ainda conseguiu vencer mais um Campeonato Paulista, o de 2001. Depois, teve rápida passagem pelo Grêmio e, em seguida, retornou à Europa, integrando a equipe do Hertha Berlin, da Alemanha.
Ficou dois anos seguidos na Alemanha, mas não conseguiu nenhum título. Entaõ, em março de 2004, voltou ao Brasil, contratado pelo Botafogo, quando ajudou a equipe a fugir do rebaixamento. Após uma lesão, veio a rescindir, amigavelmente, seu contrato com o clube.
No ano seguinte, mudou-se para o São Paulo, aonde conquistou, mais uma vez, os títulos do Campeonato Paulista e da Libertadores da América. Em julho de 2005, trocou o São Paulo pelo Nagoya Grampus, do Japão. Contudo, não aguentou ficar muito tempo por lá e, apenas dois meses mais tarde, retornava ao Brasil, para jogar pelo Santos.
No início de 2006, ainda em alta, devido ao bom rendimento no primeiro semestre do ano anterior, quando estava no São Paulo, Luizão acabou entrando nos planos do Flamengo. Infelizmente, durante os 10 meses em que permaneceu na Gávea, Luizão teve de conviver com sucessivas lesões, que o deixaram de fora de muitos jogos. Mesmo assim, Luizão foi decisivo nas vezes em que entrou em campo com a camisa rubro-negra, tendo participado, inclusive, da vitoriosa campanha do Flamengo, na Copa do Brasil de 2006.
Em meados de 2007, assinou com o São Caetano, aonde permaneceu até abril do ano seguinte, quando teve seu contrato rescindido com o clube.



Pesquisa realizada pelos alunos: Breno I. e Elson

3 comentários:

  1. Meu nome é Breno queria ser um grande jogador de futebol.E o Luizão é um grande idolo para mim tchau

    ResponderExcluir
  2. OLA professora NEUZA aqui quem fala é o
    Bruno mais o DANIEL R. deixou eu postar no dele porque eu não tenho conta.Gostei do que o Breno e o Elson fizeram a entrevista sobre o futebol e o DANIEL R. também gosta de futebol, achei legal e interessante o DANIEL R. queria ser jogador quando crescer poque ele acha legal o jeito do NEYMAR abraço.
    xau.

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome e breno estou no5anob o luizao é um cacri em

    ResponderExcluir