sábado, 8 de outubro de 2011

O QUE SEI SOBRE RUBINÉIA

Rubinéia é uma cidade muito linda, tem praças, o rio Paraná é uma vegetação que encanta.
As ruas tem nomes de poetas, escritores e compositores. A cidade mais gostosa de morar.
A Rubinéia “velha” era também muito boa para morar, eu ouço os moradores antigos contar histórias sobre os fatos ocorridos. Dizem com saudades: cinema, hotel, praça da matriz, estação ferroviárias, as olarias...
Quando foram avisados que iria ser construída a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira e as águas subiram, por causa do represamento do rio Paraná e a cidade ficaria inundada, alagada, ficaram aborrecidos, por ter que derrubar o que já haviam construído.
Muitos foram para outras cidades, alguns preferiram ficar e recomeçar.
O político Osmar Novaes, disse que precisavam reconstruir a cidade, que não poderiam deixar de existir, riscar Rubinéia do mapa e por isso lutou para que fosse reerguida alguns metros acima da “velha” Rubinéia.
Aos poucos os moradores foram construindo suas casas, o prefeito se preocupando com os prédios públicos. Os religiosos colocaram o cruzeiro na praça e levantaram colocaram o cruzeiro na praça e levantaram a igreja católica.
A escola que então funcionava onde é hoje o Eco Pesca, foi construída onde funcionava o Programa Aquarela e hoje temos a escola estadual Rubens de Oliveira Camargo ao lado da prefeitura.
Em 1997, as aulas de primeira a quarta série, começaram na Escola Municipal, onde estudo.
Com o passar dos anos, Rubinéia vem sendo modificada e a cada dia melhora mais.
A cada história que ouço sobre a minha cidade, fico mais encantado.


BRENO H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário