sábado, 8 de outubro de 2011

UMA CIDADE QUE GUARDO NO CORAÇÃO

Rubinéia (velha com é chamada), era uma cidade bonita, mas a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira teve que ser construída e o rio Paraná foi enchendo pouco a pouco. As pessoas foram avisadas para saírem.
Então foram derrubando suas moradias, os comércios e os prédios públicos. Alguns moradores se mudaram para esse novo espaço, acreditando no prefeito. Osmar Novaes, que poderiam reconstruir e recomeçar suas vidas e uma nova cidade.
O nome Rubinéia é uma homenagem ao homem que loteou as terras, e da junção dos nomes Rubens e Néia (como ele chamava sua esposa) formou o nome da cidade.
Rubinéia “nova” continua tendo suas ruas com nomes de poetas escritores e compositores por causa de um decreto baixado por Osmar Novaes.
Os restaurantes oferecem a peixada, prato típico da cidade.
O slogan “Rubinéia bonita por natureza” faz jus, pois é uma cidade com belezas naturais, de fauna e flora riquíssimas e o grande rio Paraná compõem sua paisagem.
Ela fica bem no final do estado de São Paulo e na divisa do Estado de Mato Grosso do Sul.
Rubinéia tem 59 anos e tem mais de dois mil habitantes, é pequena e nova, mas muitas pessoas a escolhem para morar por ser tranqüila, sossegada e poder respirar ar puro é gratificante.
Antes na “velha” Rubinéia, tinha a estação ferroviária, agora temos a ponte Rodo ferroviária que liga os estados de São Paulo ao estado do Mato Grosso do Sul. Isso a deixou em grande destaque no Brasil.
Eu moro em Rubinéia, numa chácara situada no Bacuri. Venho todos os dias estudar na cidade e tenho muitos amigos. Conheço uma boa parte da história de Rubinéia.
É uma cidade aconchegante, gostosa e muito, mas muito tranqüila.
Uma cidade que tem os seus encantos, uma história riquíssima que já virou poemas, notícias e até saiu em livros.
Os seus moradores mais antigos vive de recordações e contam causos sobre a velha e a nova Rubinéia, nos deixando orgulhosos de sermos rubineienses, mesmo que de coração.


VINÍCIUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário