quarta-feira, 20 de julho de 2011

BEOWULF E O DRAGÃO

Havia um rei que morava na Dinamarca, ele era muito valente na guerra e sábio também nos tempos de paz. Ele viva num castelo esplendido. Recebia vários convites e no seu castelo dava muitas festas maravilhosas, mas isso tudo era bom demais para durar a sua vida inteira.
Um dia, estava quase pra acabar a festa no castelo, todos os convidados ouviram um ruído um pouco estranho. Era um dragão que se chamava Grandel, que saiu do lago e entrou no castelo. Engoliu o primeiro homem que viu e adorou o sangue humano e foi comendo vários homens.
Deixou uma marca vermelha como sua passagem. Desse dia em diante, a vida do castelo mudou muito. O terrível dragão aparecia em todas as festas e matava vários homens e bebia sangue de todos, carregando os corpos para o lago onde vivia.
Nem mesmo os guerreiros mais fortes, conseguiam vencê-lo e o castelo foi ficando abandonado.
Depois de doze anos, esta história chegou aos ouvidos de Beowulf, um cavaleiro jovem e muito corajoso, capaz de vencer mais de trinta homens ao mesmo tempo.
Quando soube da desgraça que tinha acontecido, sobre o castelo o, o rei dinamarquês ficou comovido e não pensou duas vezes. Escolheu catorze soldados e foi para a Dinamarca.
O rei sentiu o seu coração encher de esperança ao conhecer Beowulf. E foi preparando uma grande festa. Enquanto todos festejavam, ouviram um estranho assobio que atravessou o castelo. Os portões de ferro caíram por terra e o terrível Grandel entrou pela sala.
Antes que ele conseguisse comer um guerreiro, sentiu uma dor que não conseguia agüentar. Beowulf havia lançado na direção do dragão e apertava sua garganta com força igual a de trinta homens. Grandel se retorceu, urrou, mas não conseguiu se soltar. Foi empurrado por Beowulf até o lago e morreu.
O rei agradeceu ao herói e a vida voltou para o castelo, mas no fundo do lago, uma velha feiticeira, a mãe de Grandel, resolveu se vingar da morte de seu filho. Entrou na grande sala do castelo e aprisionou o conselheiro do rei.
Nesse mesmo dia, Beowulf e o rei montaram a cavalo e foram até o lago. Boiando sobre as águas, estava a cabeça ensangüentada do conselheiro. Beouwulf mergulhou imediatamente, até que chegou ao antro dos monstros. Viu uma mulher horrorosa sentada em cima de ossos de seres vivos. Era a mãe de Grandel, Beowulf agiu rápido e sua espada cortou a garganta da velha, mas ela continuou a atacá-lo.
Nisso, o cavalheiro avistou uma espada gigantesca, agarrou e arrancou a cabeça da velha. Foi só então que ele viu ao do corpo monstruoso de Grandel.
Depois que Beowulf, libertou a Dinamarca desse monstro, sentiu muitas saudades de seu próprio país. Seu tio havia acabado de morrer e como ele era o único herdeiro, foi coroado rei e governou durante cinqüenta anos com sabedoria e justiça.
Foi quando soube novamente que um dragão incendiava a Dinamarca. Não perdeu tempo, convocou sua tropa e viajou para enfrentar o monstro.
Os cavaleiros de Beowulf apavoraram-se e fugiram; Beowulf viu-se só diante do monstro, mas havia alguém do seu lado: Wiglaf, o mais jovem dos homens de sua tropa.
Esquecendo-se da espada, Beowulf atacou o dragão com tanta força que nem parecia que já estava velho. O monstro grunhiu e o sangue escorreu do ferimento de sua garganta. Mesmo assim Beowulf foi atingi-lo com um golpe mortal e percebeu que sua espada havia se partido ao meio. Estava condenado então ouviu uma voz:
___ Estou ao seu lado, meu rei.
Era Wiglaf, que imediatamente atacou o dragão, ferindo-o mortalmente.
Beowulf sentiu o veneno entrar em seu corpo e antes que a vida o deixasse, disse:
____ Eu te nomeio rei, fiel Wiglaf. E como prova disso, aqui está o meu anel.
Estas foram às últimas palavras do matador de dragões, Beowulf.

Reescrita: Nicole 5º ano B

2 comentários:

  1. Nicole, o nosso heroi, foi bem corajoso, lutou ate o fim para eliminar os dragões.

    ResponderExcluir
  2. o texto BEOWULF E O DRAGÃO é muito legal do tipo que eu gosto foi interesante o começo,meio e fim o começo por que já começa falando do rei Dinamarca, o meio por que Beowulf conseguiu venser o dragão, e o fim porque ele não parou de proteger a cidade e lutou até o fim

    ResponderExcluir