quarta-feira, 20 de julho de 2011

CARTA DE UMA ÁRVORE: PAU- BRASIL

Rubinéia, 17 de março de 2011-07-20
Cara Christiane
Vou contar a você como a floresta é importante.
Eu sou a árvore pau-brasil, sou espinhosa, sou muito grande, tenho folhas bonitas, dou uma sombra muito gostosa e o meu tronco produz uma das melhores madeiras que você pode encontrar, mas para isso preciso de alguns cuidados.
Gosto muito de água, terra, sol e gosto de conviver com muitas arvores ao meu redor, e assim com o eu são todas as minhas amigas arvores, não gostamos de poluição nem maus tratos.
Nós gostamos de ser uteis e ajudar na fabricação de lápis, cadeira, mesa, guarda roupa, estante, armários, cama, etc, e no nosso meio existem arvores de todos os tipos, umas são para fabricação de borracha, outras para fabricar remédios, produtos de beleza, têm também as que dão frutos, e as que fazem sombra, por isso somos importantes para os animais, os humanos e para o planeta.
Mas esta acontecendo que uns homens mandados por você minha amiga Christiane estão à floresta e derrubando as arvores causando um grande desmatamento, o que prejudica o ecossistema. Matando todas as árvore do Planeta Terra, as fabricas vão acabar falindo, pois não haverá mais arvores para serem usadas.
Já que eu estou falando com você vou-lhe contar uma história muito triste se sente um pouquinho ai que eu vou lhe falar.
Existia em nossa floresta uma grande arvore de tão grande as aves os animais os insetos vinham a noitinha todos os dias se abrigar e dormir nesta grande arvore pois era conhecida e avistada de longe por todos os animais, pois dava abrigo e proteção, sem falar em suas deliciosas sementes que os animais disputavam entre si para comer.
Lembro-me que certo dia aconteceu uma grande tempestade com muitos ventos, trovões e relâmpagos foi uma chuva muito forte. Até que de repente, começaram a surgir no meio da floresta entre as árvores muitos animais que buscavam abrigo debaixo da grande arvore pois pelo seu tamanho os animais se sentiam seguros.
No outro dia logo de manhã os animais saíram de debaixo da grande árvore sãos e salvos, seus galhos estavam bem e lá no meio da floresta continuava a nossa grande arvore como uma mãe protegendo seus filhos.
Certo dia a floresta foi despertada por um grande barulho, nós vimos um grande monstro tinha muitas luzes fazia muito barulho e soltava uma nuvem preta de sua chaminé, também tinha rodas enormes que movimentavam o grande monstro e onde passava destruía tudo, foi um pesadelo horrível não gosto nem de lembrar, parece que ainda escuto aquele barulho horrível.
Até os animais, os pássaros e toda a floresta viram aquele grande monstro horroroso.
O grande monstro soltando aquela fumaça preta se aproximou de nossa floresta, algumas árvores foram atacadas por ele e tiveram suas raízes quebradas, seus galhos arrancados e seus frutos destruídos pela passagem do grande monstro, mais o pior ainda estava por vir ele se aproximou da grande arvore da floresta, chegou bem perto e com sua força começou a bater na arvore, que não suportou seu peso e sua grande força.
Para o nosso desespero ela foi arrancada com as suas raízes e caiu com muita violência e seus galhos que eram a morada dos pássaros foram cortados, seu tronco também foi levado pelo grande monstro que soltava fumaça.
Hoje lhe estou contando essa triste história com muita saudade da nossa grande irmã arvore e peço a você Christiane que conte essa história para muitas crianças e que essa triste história não venha mais se repetir para o bem de nosso planeta.
Conto com sua compreensão e apoio para que histórias como essa não volte a acontecer.
Abraços de uma árvore que já está em extinção e deu o nome ao nosso imenso Brasil.
Pau-brasil.


(Carta, escrita pelo aluno Daniel Roveran- 5º ano A, cujo tema foi: “Imagine que você é uma árvore em uma floresta e escreva uma carta pedindo ajuda”)

Um comentário:

  1. Essa carta, realmente, foi demais, mesmo sabendo que voc~e teve ajuda da sua familia. isso é fundamental a participação dos pais nos deveres escolares dos filhos. parabéns, por ter uma familia assim, tão ativa em sua vida.

    ResponderExcluir