quarta-feira, 20 de julho de 2011

A MÃE - D’ÁGUA – YARA.

Yara é um ser, metade peixe, metade mulher, que vive nos rios. É muito comum na região Amazônica. Segundo pesquisadores, esta lenda surgiu entre os índios e passou a fazer parte principalmente da população ribeirinha.
Onde muitas pessoas são descendentes de indígenas ou estão muito próximos de indígenas. Passando a ser influenciados direto ou indiretamente. Segundo a lenda as pessoas, principalmente homens, eram atraídos pela beleza irresistível da Yara.
Uma linda índia com cabelos longos e pretos, com corpo muito bonito, e com uma musica leve e mágica, leva os homens para o fundo do rio, onde existe seu reino, além de possuir um belo canto, também contam que sua beleza é infindável, podendo ao sair da água assumir a forma humana de mulher.
Os caboclos dizem que Yara deita-se sobre bancos de areia no rio e fica brincando com os peixes que passam em cardume, ou penteando seus longos cabelos com um pende de ouro, mirando-se nos espelhos da água. Onde houver um rio, um lago, haverá histórias dos encantamentos de Yara.

Reescrita – Guilherme- 5º ano B

Um comentário: