quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A lenda do Bandeirantes


Pequenos Bandeirantes estavam no mato, tia Regina sendo o líder abriu o caminho com a vara e comentou que eles pareciam os primeiros a passear por ali, um dos pequenos exclamou que a qualquer momento poderia aparecer um índio ou uma onça, outro deles comentou que estava se sentindo um verdadeiro Bandeirante, mas a líder comentou que nem podia comparar com os verdadeiros Bandeirantes, eles eram apenas pequenos Bandeirantes.

Andaram nem cinco minutos e estavam cansados tia Regina propôs uma soneca, Marisa que era uma das Bandeirantes protestou e disse que eles não foram lá pra dormir, as outras crianças também protestaram. Mas a tia Regina disse que todos deviam descansar pois eles já haviam feito o suficiente e que eles poderiam ficar sentados ali desbravando o sertão, só um deles concordou com a ideia. Um dos bandeirantes deu a ideia de ficar ali e ouvir tia Regina contar história de Bandeirantes, tia Regina não gostou muito não mas foi intimada, ou ela contava a história ou iam andar mais, ela teve que concordar em contar a história.

E ela começou a história que todos os pequenos deviam muito aos bandeirantes citando alguns nomes “Antonio Raposo, Fernão Dias, Bartolomeu Bueno, Borba Gato...”

A vida dos Bandeirantes foram cheia de aventuras eles eram tão corajosos que gerou lendas. Tem uma por exemplo, Borba Gato, dizem que ele viveu tanto tempo na selva que ficou feio que nem sua família quis recebê-lo em casa.

Uma das crianças perguntou porque eles também não ficaram diferentes.

E assim tia Regina deu uma risada e continuou a contar a história, um dos fatos ocorridos na vida de Borba foi que ele estava sendo acusado por um crime que não cometeu, por isso ele foi viver na selva como selvagem.

Borba participou do famoso Bandeira que seu sogro organizou para ir em busca das preciosas esmeraldas, ele era genro de Fernão Dias que foi o que convenceu guardando minas de ouro que descobriram em Minas Gerais, mas, Fernão Dias não se deu por satisfeito  e foi a procura das esmeraldas, e logo avisou que se aparecesse alguém enviado do rei de Portugal reclamando da posse das minas, mas sem violência para não os prejudicar.

Borba tranquilizou Fernão aliás , que partiu tranquilo.

Depois de alguns dias, Borba estava descansando, quando viu vários homens todos armando, indo na sua direção, e o chefe se apresentou e já foi perguntando se ele era Fernão Dias. Borba disse que não, e que Fernão estava ausente e que o deixara encarregado de tomar conta de suas minas.

Logo Don Rodrigo, chefe do bando zombou dele, e falou que aquelas minas era do rei de Portugal, e também disse que é crime deixar as minas nas mãos de aventureiros.

Borba ficou irritado, mas se conteve e Don Rodrigo lhe deu um prazo para eles se desapossarem das minas.

Borba queria conversar, mas os dois estavam armados, e o que era perigoso, então eles fizeram um acordo que eles teriam que deixar suas armas e levar alguns de seus homens junto para outro lugar para entrarem em acordo. Assim foi feito.

Eles estavam conversando até que se desentenderam e um dos homens de Borba com medo de Don Rodrigo o matar foi e lhe deu um tiro certeiro Borba com medo do que iam fazer com ele, apesar dele não ter matado Don Rodrigo , ele que ia ter que pagar, pois ele era o chefe, então desesperadamente fugiu abandonando todos, enquanto os homens de Don Rodrigo chamavam reforços.

Borba ficou vários dias na mata sozinho, até ser capturado por um grupo de índios, mas conseguiu escapar, graças ao conhecimento adquirido na selva.

Os índios o convidou para morar com eles, muito agradecido Borba aceitou.

E Borba passou a viver com a tribo, e foi muito útil aos índios por causa de seu conhecimento.

Ele estava feliz com seus amigos estava triste e com saudade de sua família. Mas não podia voltar para casa se não seria aprisionado, então continuou morando com os índios.

Mas depois de algum tempo, ele estava sentindo tanta falta de sua gente que estava conversando com os pássaros achando que era seus filhos e sua mulher, e começou a sofrer transformação com barbas cor de pele...

Então chegou que estava na hora de voltar para sua casa. Mesmo sabendo que seria preso. Ele seguiu seu rumo a sua casa.

Borba tomou chuva, até chegar em seu destino, e quando chegou, todos corriam dele com medo. E ele foi para sua casa, mas ninguém o reconheceu, nem mesmo seus filhos e sua mulher, ele estava irreconhecível. Os moradores espancaram, e ele com medo, e triste voltou, e ali viveu sozinho desiludido, foi onde ele passou o resto de sua vida.

Ninguém nem se preocupou a entender seus sentimentos só o julgaram pela aparência exterior.

 
Camila
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário