quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como surgiu a noite


Antigamente quando o mundo era bem novo, mas existiam animais e mas existia a noite, só existiam pessoas e plantas, e de tanta claridade as pessoas não descansavam direito e as plantas viviam murchas de tanto calor.

É que naquele tempo existiam uma cobra muito grande e que era feiticeira e só ela podia fazer a noite. Surgia, mas ela guardava a noite dentro de um coco de tucumã, que é uma palmeira fechada com Breu escondido. No fundo do rio a cobra gostava de dormir em um tronco grosso de uma árvore que morreu de tanto calor.

A cobra grande era muito egoísta gostava de ver as pessoas sofrendo no sol ardente, um dia um índio lhe implorou uma noite ela  negou ele foi embora cambaleando de tanto cansaço, as plantas vieram se rastejando até a cobra pedir a morte porque eles já estavam bem murchas, ela também negou.

No outro dia uma pobre arvore veio de longe até chegar no rio e com suas folhas todas murchas e suas raízes estavam gastas e pediu a cobra que lhe desse a noite, mais a cobra egoísta ninguém e disse que esse tesouro era só dela e não iria dividir com ninguém, a arvore de tão seca caiu sobre o rio,  cobra achou ruim porque a arvore iria atrapalhar o seu banho no rio, em um belo dia a cobra banhando nas águas correntes do rio que ele tanto gostava, o rio parou, a cobra ficou brava e ordenou que ele continuasse a correr, ele disse a ela que precisava da noite se não ele iria secar, a cobra disse á ele que não iria lhe dar a noite, mesmo gostando de tomar banho na água correntes, o rio resolveu a voltar a correr porque se ele ficasse parado sentia o Sol queimar mais.

A cobra depois de se banhar no rio foi se enrolar no tronco para se esquentar no sol.Essa cobra tinha uma filha jovem que se casou com um marido muito bom, e também já estava bem cansado de tanto trabalhar sem descansar, mas ele não gostava de reclamar. Mas ele só agüentou por mais um tempo.

A filha da cobra também era feiticeira e vendo o marido muito cansado ela ficou com muita pena dele, disse a ele sobre um segredo que sua mãe guardava e ele perguntou que segredo era esse, ela disse que sua mãe guardava a noite no fundo do rio dentro de uma palmeira fechada com breu.

E o marido da cobra era senhor de três escravos bem fortes e os mandou até a cobra grande para lhe pedir a noite para grande cobra á pedido da filha dela, então as arvores começaram a comemorar.

Chegando, La a cobra grande estava dormindo, um dos escravos lhe acordou e disse, sua filha pediu que para buscar á noite, pois sem marido estava muito cansado.

A cobra disse que, sendo sua filha ela não podia negar e pediu que os escravos esperassem, e assim ela foi buscar  coco de tucumã, e entregou a eles e disse á eles para não abrir se não rira ficar noite para sempre e que só sua filha tinha poderes para abrir e controlar a noite.

Assim eles retornaram ao caminho da jovem cobra, mas no meio do caminho um deles muito curioso, queria abrir o coco, e os outros não concordaram e pararam para descansar, e nisso saiu sons muito esquisitos do coco, era, sapinhos e outros bichos e ai eles resolveram fazer uma fogueira para derreter o breu e assim abriram  coco e ficou muito escuro e todos os bichos que estavam lá dentro saíram e o ar ficou cheio de pios, gritos e gemidos, e todas as coisas sem vida que tinha na floresta se transformaram em peixes, animais, aves e insetos.

A jovem cobra disse ao marido que seus escravos liberaram a noite, ele disse que eles eram muito obedientes, e ela disse e muito curiosos. O marido muito apavorado por causa da escuridão resolveu ir atrás de seus escravos que um destes se afogava o outro estava com nariz quebrado por ter caído e o outro por ter trombado na arvore.

E a jovem cobra disse ao marido que tinha um segredo que ela podia controlar o dia e a noite e assim ficou logo que encontrou os escravos, disse á eles que iriam pagar pela sua desobediência iriam ser transformados e macacos e assim aconteceu, viraram macacos que viviam em palmeiras atirando cocos para o chão.
Francis
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário