quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O primeiro gaucho


Sérgio descobriu umas boleadeira no galpão e mostrou as a Carlinhos, explicando:

- Já me informei: boleadeiras são um tipo de laço ou arma, formada por três cordinhas de couro ligadas entre si, tendo em cada ponta uma bola feita de pedra ou pedaços de ferro. Quer ver como funcionam- continuou Serginho. Corra!

- Vai ver como consigo acertar bem nas suas pernas!

Carlos disparou e o inimigo começou a girar a boleadeira,

Tia Regina veio correndo e disse:

- Parem querem se machucar, isso não é coisa para crianças isso quem usavam eram os gaúchos.

Vou contar como foi.

Os índios usavam as boleadeiras, um dia os índios fizeram uma festa e acenderam fogueira em toda parte, e os bandeirantes que passavam por ali em busca de ouro e prata e precisavam de escravos para ajudar no trabalho quando viram a fumaça e disseram são os índios, vamos escravizá-los , e um dos índios avistou os bandeirantes e avisou a tribo o chefe bolou um plano, levou os cavalos e se esconderam atrás dos cavalos e quando os bandeirantes viram os cavalos acharam que eram cavalos selvagens e se aproximaram e, quando os índios acharam que já estavam em uma distancia jogaram boleadeiras deles, muitos escaparam alguns morreram e um deles estava caído todo machucado, e índios acharam melhor matá-lo para pagar por todos os bandeirantes que escaparam.

Mas como os índios não tinham costumes de matar gente machucada deixaram ele melhorar enquanto ele melhorava ele conheceu a filha do chefe e eles se apaixonaram chegada a hora do sacrifício a filha do chefe implorou a ele que não o matasse e o chefe disse:

- Se fosse só por mim ele não morreria, mas tem os outros chefes.

Então ele resolveu fazer uma reunião.

Estava decidida a morte do garoto ele veio e tocou uma musica e os índios chefes ficaram curiosos e saíram para saber quem  estava tocando e quando viram que era o garoto foi decidido que ele não ia morrer e um tempo depois ele se tornou um dos chefes.

Diz a lenda que enquanto ouviram as tristes canções exclamavam:

- Gaú-che! Gaú-che!- que significa gente que canta triste. Desta expressão indígena teria vindo a palavra gaúcho.
Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário